terça-feira, 8 de junho de 2010

Remoso

Outro dia, na casa de um amigo meu, sua mae estava fazendo um bolinho de aipim. Quando de repente ela pergunta quantos bolinhos cada um iria comer.
O pai do meu amigo (que estava gripado) disse que nao iria comer bolinho de camarão por que estava gripado, informando que camarão é "remoso". Fiquei muito curioso e perguntei a ele o que significava este termo tão peculiar.

Ele de pronto respondeu que se tratava de alimento gorduroso, que faz mal a saúde. Um pouco confuso ainda, procurei um dicionário na internet mesmo e fiz uma pesquisa.
Encontrei a resposta até mesmo no yahoo respostas que me dizia que:

"Remoso" é um termo usado pelo pessoal da roça ou de origem no interior do País, com relação a algumas comidas propícias a causar desarranjo intestinal ou a agravar uma eventual doença que a pessoa já tenha. Se vc tem algum ferimento infeccionado e come uma comida remosa, pode piorar a infecção ou mesmo vir a causar a infecção se o ferimento ainda não está infeccionado.

Fiquei impressionado com conteúdo cultura desta palavra e pensei:

As decisões na vida ão parecidas com essas, há algumas que conhecemos e sabemos que são sábias, mas outras, são arriscadas e podem trazer consequências graves sobre nós. Sempre vale pensar bastante e como cristão, orar antes de decidir sobre questões realmente sérias.

Na vida devemos refletir muito antes de tomar certas decisões, por que estas, se remosas, hão de nos causar grandes desarranjos.

E se você já decidiu pelo remoso, tenha força! Entenda que os desarranjos passam a fome volta, então que quando a fome da vida voltar tome cuidado com o que vai comer, pois pode ser que seja um alimento "remoso".

Um comentário: